Sites que dificultam a navegação mobile serão punidos pelo Google

A partir do dia 10 de janeiro de 2017 o Google começou a punir os sites que dificultam a navegação em dispositivos mobile, exibindo “Pop-ups intrusivos”, aquelas famosas telinhas que aparecem durante a navegação, e que acabam atrapalhando o uso do site.

O Google considera que essas telas sejam  um grande incomodo para os usuários, e convenhamos, sim, isso gera uma grande irritabilidade para quem está navegando por algum site que apresente isso.

Visualize abaixo alguns exemplos de Pop ups considerados inconvenientes pelo Google:

  • Colocar um pop up que cobre o conteúdo principal logo após ao usuário acessar a página ou enquanto ele visualiza a página.
  • Exibir um pop-up que o usuário precise recusar antes de acessar o conteúdo principal.
  • Utilizar um layout onde a porção acima da dobra da página ( a parte visível do site sem que precise rolar a tela ) seja parecida com um pop-up, mas o conteúdo encontra-se online abaixo da dobra.

O Google informa ainda que alguns Pop ups não serão atingidos! Visualize abaixo alguns exemplos desse tipo de comunicação:

  • Pop-up exibidos por questões legais, como solicitação de idade para sites adultos, aceitação dos termos de privacidade, etc..
  • Caixas de diálogo em sites onde os conteúdos não são indexáveis, como páginas de checkout, leitores de email, etc.
  • Propagandas que utilizam uma quantidade pequena de espaço da tela e são fáceis para serem recusadas.

Sites que utilizam este tipo de avisos serão punidos com a perda de ranking nos resultados, ou seja, se o seu site estava em 1º posição,  ele poderá ser rebaixado e outros sites serem posicionados no seu lugar.

Se quiser saber mais sobre este assunto, consulte o blog  Webmasters do Google.

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line