Google Webmaster Tools – Como configurar e instalar em sua Loja Virtual

O Google Webmaster Tools é uma ferramenta criada pelo Google para ajudar a você, proprietário de um site, identificar problemas técnicos como por um exemplo uma dificuldade do robô em ler o seu site, identificar problemas com tags duplicadas, páginas duplicadas, falhas de redirecionamentos e ainda te dá informações como volume de tráfego do site e até as palavras chaves para qual ele é localizado.

Veja abaixo como criar uma conta no Google Webmaster Tools e em seguida, como configurá-lo em sua loja:

Passo 1 – Acesse https://www.google.com/webmasters/tools/

Passo 2 – Efetue login com uma conta Google ou caso não possua nenhuma conta Google, clique em CRIAR CONTA

Passo 3 – Clique em Adicione uma propriedade

Google-webmaster-tools-1

Passo 4 – Informe o endereço do seu site e clique em ADICIONAR

Google-webmaster-tools-2

Passo 5 – Na tela de método de verificação selecione a opção TAG HTML, e então copie o texto que inicia em <meta, até a parte />

Google-webmaster-tools-3

Passo 6 – Em uma NOVA aba, acesse o painel de controle de sua loja virtual ( Não feche a tela do Webmaster Tools ainda )

Passo 7 – Clique no menu PLUGINS

Passo 8 – Clique em CONFIGURAR, na opção Google Webmaster Tools

Google-webmaster-tools-4

Passo 9 – Marque o campo ATIVO como SIM

Passo 10 – em TAG de validação, insira o texto copiado no passo 5

Passo 11 – Clique em GRAVAR

Passo 12 – Retorne para a tela do Google Webmaster Tools ( que você manteve aberta no passo 6 ) e clique em VERIFICAR

Passo 13 – Se tudo estiver correto, uma mensagem com um “parabéns” será exibida a você. Clique em CONTINUAR

Pronto ! Sua conta do Google Webmaster Tools está devidamente configurada.
Neste momento muitas informações estarão indisponíveis mas dentro de alguns dias o Google começará a exibir dados sobre seu site.

E se quiser descobrir qual posição do seu site e para quais palavras ele é exibido, não deixe de ver o post Descubra para quais palavras chaves seu site aparece no Google

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line