Frete mais barato: 4 dicas para você economizar no frete da sua loja virtual

De acordo com a Associação Brasileira de Comercio Eletrônico (ABComm), um dos maiores desafios para os donos de e-commerce é o preço do frete. Em nosso país, os custos logísticos para frete representam 62% do valor total.

Com custos tão elevados, é natural que os donos de lojas virtuais repassem algumas taxas extras para seus clientes, o que acaba gerando aumento nos produtos e muitas vezes ele começa a perder vendas.

Preparamos à seguir, 4 dicas simples mas muito eficientes, que irão ajudá-lo a reduzir alguns custos com frete! Confira:

01- Tenha várias opções de transportadora

Tenha pelo menos em mãos 3 tabelas de preço de transportadoras diferentes, busque opções e compare! Cada empresa irá possuir preços e prazos diferentes para determinadas regiões do país, poderão possuir também algumas particularidades, como produtos leves, pesados e categorias.

As transportadoras costumam oferecer bons descontos e boas condições de pagamento. Não se limite apenas a um parceiro, tenha outras opções junto com você sempre, pois isso evita que você seja pego por imprevistos que poderão lhe gerar muito incomodo e custos. Por exemplo, a greve dos correios, claro que o problema não era seu, mas se tiver outras parcerias, imediatamente poderia optar por outra opção, que certamente deixaria seus clientes mais satisfeitos, pois a entrega chegaria na data prevista.

Lembre-se que um produto entregue na data prevista e em perfeitas condições conta muito para satisfação do seu cliente e de boas avaliações para sua loja virtual. Busque sempre bons parceiros onde você o consiga reduzir o seu frete sem diminuir a qualidade de entrega.

02 – Tente não utilizar transporte aéreo

O transporte aéreo acaba sendo usado pela praticidade e rapidez, embora não compensa para o lojista. Os donos de e-commerce acabam optando por essa opção por conta dos prazos curtos, e muitas vezes a entrega é para fora do país. Para economizar com esse tipo de frete, a sugestão é: usá-lo apenas quando for extremamente necessário. Faça um bom planejamento logístico antes em sua loja virtual, temos opções como trens e navios que custam muito menos do que transporte aéreo.

03 – Faça um mapeamento por região

Identifique aonde você está gastando mais com o frete e onde está ganhando. Você sabe quanto gasta em média com frete? É simples, para chegar a esse número basta você dividir o valor total que é gasto mensalmente com frete em seu e-commerce pelo faturamento total daquele mesmo mês.

Mensalmente tire um relatório de vendas por região e verifique para onde você envia o maior número de produtos e onde tem os maiores custos. Com este dado em mãos, faça uma cotação com as principais transportadoras do mercado e negocie condições especiais para as regiões de maior venda.

04- Frete grátis para compras acima de: X valor

Antes de oferecer essa opção para seu cliente, certifique-se que é viável para seu e-commerce. Caso isso seja possível para você nesse momento, dê opção do cliente comprar a partir de um valor X e assim obter o frete mais barato ou até mesmo gratuito. Como as transportadoras possuem redução de custo conforme aumenta o peso final, quanto maior o volume de itens adquiridos, menor, proporcionalmente, será o custo do frete em relação a compra.

Você tem alguma dica boa para compartilhar com a gente? Comente abaixo como você reduz os gastos com frete de seu e-commerce e  ótimas vendas!

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line