Existe Um Momento Certo Para Investir Em Um E-commerce?

É de conhecimento geral os motivos que levam os consumidores a pesquisarem produtos e serviços na internet ao invés de saírem em busca dessas opções nas ruas. Mas o que não é de conhecimento geral é que essas situações levaram o e-commerce a um crescimento nominal de 15,3% na comparação com 2014 segundo o E-bit, e se a sua empresa não aproveitou essa fatia do mercado, talvez essa seja a hora de pensar na transição para o ambiente online, ampliando suas oportunidades de negócio e crescendo junto com as empresas que já perceberam as vantagens na integração da loja física e virtual para obtenção de melhores resultados. Entenda mais sobre o momento ideal para investir em uma loja virtual lendo os tópicos abaixo:

POR QUE CRIAR UM E-COMMERCE PARA A SUA EMPRESA

Muitas pessoas apesar de levarem uma vida corrida e atribulada, ainda sacrificam seu tempo de lazer ou descanso indo as ruas e shopping centers em busca de produtos de suas necessidades. Mas mais de 60 milhões de brasileiros não querem abrir mão desse tempo precioso e preferem acessar a internet e comprar seus produtos online. Lembre-se que -O que não é visto não é lembrado-  se você não está online e seu concorrente está, quem será que vai ser lembrado? E não é só isso, existem outros motivos para sua empresa fazer esta transição para o ambiente online, confira:

  • Não existem barreiras geográficas na internet, logo você pode vender para todo o país ou até mesmo para o mundo todo.
  •  Nunca mais perderá uma venda por estar fechado, pois na internet sua loja ficará aberta 24 horas por dia os sete dias da semana.
  •  O custo de uma loja virtual é menor se comparado à uma loja física, pois não necessita de um imóvel, prateleira, gondolas e nem de tantos vendedores para o atendimento.
  •  A comodidade oferecida aos clientes pode aumentar a satisfação levando a uma fidelização. O marketing digital se torna seu aliado na divulgação do seu negócio, atraindo clientes mais qualificados para a compra.

QUANDO INVESTIR EM UMA LOJA VIRTUAL ONLINE

Após algumas vantagens lhe serem apresentadas, você pode estar se perguntando: Qual é a melhor hora para fazer essa transição para o ambiente online? A resposta é simples, mas direta, o momento é agora! Quanto mais tempo você demora para aparecer nos resultados de buscado Google, mais tempo estará dando para que seus concorrentes saiam na frente e construam uma presença forte na internet. Porém, você não deve se desesperar e abrir o seu e-commerce de qualquer maneira, primeiro de tudo é necessário um planejamento que será o passo fundamental para que você obtenha um e-commerce de qualidade. Existem alguns pontos que você precisa considerar:

  • Você tem conhecimento sobre o mercado além da sua região?
  •  Você tem capacidade de entregar seus produtos em qualquer cidade, estado ou país?
  •  Você pode oferecer a mesma qualidade de atendimento que tem na sua loja?
  •  Você tem capital para investir na estrutura do seu e-commerce e em marketing digital?
  •  Sua equipe está preparada para atuar no ambiente online?

Essas são algumas perguntas que você precisa fazer para planejar de forma cautelosa o seu e-commerce. Lembre-se que o seu e-commerce será uma empresa que obedece a normas e legislação especifica, portanto, informe-se antes de se jogar de cabeça nesse novo empreendimento.

INTEGRAÇÃO ENTRE A LOJA FÍSICA E ONLINE

A unificação do estoque, gestão de clientes e também a comunicação que você faz com a sua base de e-mails é fundamental para que nada de errado. O certo é que você invista em uma plataforma de qualidade. Quanto mais integrada for a sua gestão, mais facilmente você poderá controlar tanto a loja física quanto o e-commerce, potencializando seus resultados.

 

Gostou dessas dicas? Então está na hora de comprar uma loja virtual e começar a colocar a mão na massa.. Boa sorte e sucesso!

 

 

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line