Descubra para quais palavras chaves seu site aparece no Google

Você sabe para quais palavras chaves o seu site é listado no buscador e em qual posição ? Esta informação é fundamental para você entender como seus visitantes estão te encontrando, verificar se o site está sendo encontrado para os termos que você espera e mais, otimizar o seu site para melhorar os resultados para aqueles termos que ele já é encontrado.

Como o propósito do blog é ser bastante direto, não entrarei em detalhes sobre porque seu site não é listado para outras palavras, ou como melhorar o desempenho para X ou Y palavra, mas recomendo que visite nossa categoria SEO para ficar por dentro de outras dicas neste aspecto.

GOOGLE WEBMASTER TOOLS ( GWT )

O Google webmaster tools é a ferramenta do Google que permite identificar falhas de rastreamento ( quando o robô do google não consegue ler seu site ) , ver problemas com páginas duplicadas, falhas de navegação, velocidade e muito mais. É uma ferramenta indispensável para quem já tem um site e pré-requisito para você conseguir seguir este tutorial. Se você ainda não possui uma conta no Google Webmaster Tools, primeiramente verifique nosso post sobre como ativar o Google Webmaster tools em sua loja virtual.

Já está com sua conta do Google Webmaster Tools configurada? Então Vamos lá:

Passo 1 – Acesse o Google webmaster tools no endereço https://www.google.com/webmasters/tools/

Passo 2 – Efetue seu login

Passo 3 – Clique sobre o nome do seu site

posicao-palavra-chave-google-1

Passo 4 – Clique sobre o menu TRÁFEGO DE PESQUISA e em seguida SEARCH ANALYTICS

Passo 5 – Na tela seguinte, marque as opções: cliques, impressões, CTR e posiçao. Pronto, aqui temos nosso relatório.

posicao-palavra-chave-google-2

ANALISANDO OS DADOS

Pronto, agora nós já temos o nosso relatório. Vamos analisar os dados:

Na coluna consulta nós temos o termo que foi digitado no Google e que levou o usuário até o seu site ( a palavra chave )

Na coluna Cliques, nós temos o número de pessoas que clicaram no seu link e foram ao seu site, dentro do período filtrado.

Na coluna Impressões, nós temos o número de vezes que seu anúncio foi listado, mas que ninguém clicou. Quanto mais alta a posição do seu site no ranking, maior o número de cliques que ele receberá a cada impressão. Não se preocupe se você visualizar um número de impressões bem maior que o número de cliques. Mesmo sites em primeira posição, só recebem cerca de 30% dos cliques, caindo para menos de 17% já na segunda posição.

Na coluna CTR temos uma relação entre o número de impressões e cliques. Quanto maior o CTR maior o número de cliques por visualização.
E na coluna final POSIÇÃO nós temos a posição que seu site aparece ( em média ) quando alguém digita por aquela palavra chave no Google.

Este relatório tão simples pode esclarecer muita coisa como por exemplo :

1 – Puxa vida, meu site não está sendo localizado por nenhum termo importante. Está na hora de pensar no SEO.
2 – Meu site está aparecendo em boa posição para um produto que eu nem estou dando importância. Estou perdendo oportunidade.
3 – Meu site está sendo exibido para várias palavras, mas entre 3º e 20º posição. Se eu fizer um bom trabalho de SEO posso rapidamente triplicar minhas visitas.

É ou não é um relatório incrível? Agora se você viu qual a realidade do seu site mas não tem idéia de para onde seguir, consulte nosso serviço de otimização de site ( SEO ). Este serviço tem como objetivo fazer com que seu site possa ser encontrado por mais palavras chaves e em melhores posições, o que consequentemente, irá aumentar o número de acessos e vendas.

DIFICULDADES NA CONFIGURAÇÃO?

Se encontrou dificuldades ou não tem tempo para configurar o GWT em seu site entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.
Realizamos instalação e configuração do serviço em 30 minutos a preços bem acessíveis.

 

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line