CPM X CPC no FacebookAds. Qual o melhor?

Que o Facebook é uma excelente ferramenta para divulgar seus produtos e serviços, e aumentar as vendas em sua loja virtual você já deve saber, mas na hora de criar aquela sua campanha, surgiu a dúvida sobre cobrança por clique (CPC) ou por impressão (CPM)? Entenda as diferenças e descubra qual o melhor para sua campanha aqui neste post!

CUSTO POR CLIQUE x CUSTO POR IMPRESSÃO. QUAL A DIFERENÇA ?

Dependendo do tipo de anúncio criado, o Facebook permite que você defina se quer pagar por clique ou por exibição e isso gera muitas dúvidas em que faz anúncios nesta plataforma. Quando definimos que queremos pagar por clique (CPC) nós estamos dizendo ao facebook quanto estamos dispostos a pagar, para cada clique que nosso anúncio receber ( clique na foto, clique no link, etc.. ) e quando escolhemos a opção de pagamento por impressão (CPM) nós estamos dizendo quando estamos dispostos a pagar, para que o Facebook exiba nosso anúncio para 1000 pessoas.

Neste momento você deve estar pensando: Eu quero pagar o mínimo! Sim, mas não se esqueça que o Facebook trabalha no formato de leilão e que existem espaços limitados para exibição de anúncios, portanto o Facebook irá ver quem está disposto a pagar mais para aparecer para um determinado público, e se você definir um valor muito baixo, é provável que seu anúncio nunca apareça.

QUANDO UTILIZAR CUSTO POR CLIQUE (CPC)

Antes de mais nada gostaria de esclarecer que tudo que informo aqui são estratégias e técnicas que testei e que vem funcionando para nós, mas você deverá efetuar seus próprios testes e tirar suas próprias conclusões de qual o melhor para o seu negócio ok ?

Quando eu utilizo CPC? Sempre que eu inicio uma campanha nova e explico o motivo: Quando uma nova campanha é criada eu não sei exatamente qual público responde melhor ao meu anúncio. Pode ser que seja de São Paulo, pode ser que seja em Curitiba, pode ser mulheres de 20 a 24 anos ou pode ser mulheres entre 40 a 45 anos. Para descobrir tudo isso só tem uma forma: experimentar! Considerando que meu público é enorme, se eu definir o pagamento a cada 1000 exibições (CPM), eu vou gastar bastante dinheiro para atingir o meu público sem saber se alguém vai clicar no anúncio ou não, em compensação se eu definir pagamento por clique, eu posso atingir uma quantidade boa de pessoas e pagar só pelos cliques recebidos.

QUANDO UTILIZAR O PAGAMENTO POR IMPRESSÃO (CPM)

Depois de rodar a campanha por alguns dias, é possível ver através dos relatórios, qual público responde melhor ao anúncio e agora nós poderemos criar uma nova campanha filtrando somente este perfil de usuários e aí sim chegou a hora de usar o CPM, pois agora meu público é menor, eu gastarei menos e se o público tiver sido bem definido mesmo, sairá muito mais barato que pagar pelo clique, que ver?

Supondo que a média de preço a pagar seja de R$0,30 por clique e R$3,00 para cada 1.000 impressões e que nas 1.000 impressões eu consiga 50 cliques. Se eu escolhi pagar por clique (CPC) eu terei pago 50X R$0,30, enquanto pagando por impressão eu terei pago somente R$3,00.

O mesmo acontece ao contrário, no caso da campanha inicial. Como é uma campanha ainda sem muita segmentação, é possível que eu exiba muito, mas receba pouco clique, portanto é muito mais interessante eu pagar por clique. Compreendeu a idéia?

Resumo: Se sua campanha está recebendo muito clique por impressão, normalmente é interessante pagar por impressão. Se sua campanha recebe muita impressão e pouco clique, é interessante pagar por clique e claro, segmentar essa campanha para ela melhorar!!!

Espero que esta dica lhe ajude em suas campanhas do Facebook Ads!

Precisando de uma agência para cuidar de sua conta? Conheça nosso serviço de gestão de anúncios no Facebook

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line