Como reduzir seu custo no Google Adwords em até 50%

Uma das maiores dificuldades de qualquer empresa é sem dúvida atrair pessoas interessadas em seu produto sem gastar verdadeiras fortunas e uma das plataformas mais interessantes para isso é o Google Adwords, que permite fazermos anúncios na rede de pesquisa do Google, e parceiros.
No post de hoje eu irei lhe ensinar como você pode reduzir o seu custo com anúncios no Google Adwords de uma maneira bem simples, mas antes é preciso que você compreenda como o Google calcula o seu CPC ( Custo por clique ).

COMO O GOOGLE CALCULA O CUSTO POR CLIQUE DO SEU ANÚNCIO

Se você anuncia no Google sabe que uma hora ou outra aparecem outros anúncios em posições superiores ao seu, correto? Você acha que eles pagam mais que você? Não necessariamente. O Google possui uma fórmula para determinar a posição e preço dos anúncios e considera alguns fatores como a taxa de clique que ele recebe. Isso significa que você pode estar aparecendo em 3º posição por exemplo, e pagando mais do que o 1º colocado, se o seu anúncio tiver um CTR  inferior ao do seu concorrente.

O QUE É CTR ?

CTR nada mais é do que o número de cliques que seu anúncio recebe para um determinado número de exibições. Supondo que você programou seu anúncio para ser exibido para o termo “roupa em curitiba”, que ele foi exibido para 100 pessoas e 2 clicaram no seu anúncio, nós temos um CTR de 2% ( 2 cliques para 100 exibições ). Mais qual a importância disso? Toda! O CTR é o principal fator para cálculo do custo do seu anúncio, portanto anúncios com CTR menor pagarão muito mais caro!

AUMENTE SEU CTR E DIMINUA SEUS CUSTOS

Se você entendeu que o CTR é um dos principais fatores para determinar a posição e custo do seu anúncio então agora só nos resta aumentarmos nosso CTR. E como fazer isso ? Segmentação correta e otimização de anúncios.

DICA 1 – SEGMENTE SEUS ANÚNCIOS

Por mais que você crie um anúncio maravilhoso, ele não receberá cliques se estiver sendo exibido para as pessoas erradas. Um erro muito comum na criação de campanhas no Google Adwords é inserir os mesmos anúncios para diferentes palavras chaves.

MANEIRA ERRADA: 1 ÚNICO ANÚNCIO PARA PALAVRAS CHAVES DIFERENTES

Campanha : Loja de roupas

Grupo de anúncios : Loja de roupas
Palavras chaves : comprar roupa, comprar roupa online, loja de roupas em curitiba, onde comprar roupa online, roupa pela internet, etc..
Anúncio : Roupas em promoção a partir de R$ 199,00. Visite nosso site…

MANEIRA CORRETA: CADA ANÚNCIO PARA UM GRUPO DE PALAVRA CHAVE

Campanha : Loja de roupas

Grupo de anúncio 1 : Comprar roupa
Palavras chaves : Comprar roupa, compra de roupas, comprar roupas pela internet, comprar minha roupa
Anúncios : Comprar roupa na internet é com a XXX Roupas. Visite nosso site…

Grupo de anúncio 2 : Roupa em promoção
Palavras chaves : Roupas em promoção, roupas super promoção
Anúncios : Roupas em promoção em até 10X sem juros

Grupo de anúncio 3 : Roupas com entrega grátis
Palavras chaves : Roupas com frete grátis, roupas entrega grátis, roupas sem frete
Anúncios : Roupas em até 10X com frete grátis…

Você entendeu a lógica do processo? Uma pessoa que procura por roupa com frete grátis tem maior probabilidade de clicar em um anúncio que tenha esta palavra do que um anúncio genérico que fale sobre roupa em até 10X sem juros. Dê ao seu cliente aquilo que ele procura !
Insira palavras semelhantes em grupos de anúncios semelhantes e veja como seu CTR irá aumentar significativamente.

DICA 2 – OTIMIZE SEUS ANÚNCIOS

Agora que você reorganizou seus grupos de anúncios, está na hora de mexermos no anúncio propriamente dito. A primeira dica é analisarmos todos os anúncios que já haviam sido criados para identificar qual teve maior taxa de clique e em cima disso, criarmos variações dele para vermos como nosso público se comporta. Acredite você ou não, mas o simples fato de inverter uma palavra no anúncio pode duplicar e até triplicar seu CTR.

Veja no exemplo abaixo que apesar de passarem a mesma informação, o primeiro anúncio tem mais que o dobro do CTR do primeiro, sem nenhuma outra mudança, além do próprio texto do anúncio.

adwords CPC

Use e abuse da criatividade pois somente os testes poderão dizer qual o anúncio que irá trazer resultados a você.
Dicas na criação de anúncios:

1 – Faça testes com e sem valores para analisar a diferença
2 – Inverta as palavras ( Loja de roupas – Frete grátis -> Frete grátis – Loja de roupas )
3 – Utilize o famoso call-to-action, ou chamado para ação. Palavras como Assine já, Compre já, Reserva agora, Entre em contato são fundamentais para melhorar seu CTR

Separando seus anúncios em grupos com palavras chaves relacionadas e otimizando os anúncios, aumentará seu CTR significativamente, subindo a posição e reduzindo os custos, o que te permitirá reduzir custos ou aumentar resultados.

IMPORTANTE: A análise de qual anúncio é bom ou ruim não pode ser feita baseada em poucos cliques, portanto, recomendo que você crie pelo menos 10 variações de anúncios para cada grupo de sua campanha e deixe-os rodando sem qualquer alteração por pelo menos 10 dias seguidos.
Após 10 dias, analise sua campanha, identifique quais anúncios tiveram melhor desempenho, pause os de baixo CTR e crie novas variações baseada nos melhores.

O processo de otimização de uma campanha é constante e deve ser revisto periodicamente pois um anúncio de ótimo resultado hoje pode não trazer resultados amanhã, mas dar tempo para que os anúncios sejam exibidos e testados é fundamental para que sua campanha passe por uma otimização de qualidade.

Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida? Comente em nosso campo de comentários!

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line