Anunciar no Facebook exige mudança de estratégia. Entenda por quê!

Um canal de publicidade que tem chamado a atenção dos donos de sites é o Facebook, principalmente pelo seu baixo custo, comparado a anúncios no Google Adwords por exemplo. O grande problema é que muita gente acaba não tendo o resultado esperado e no fim acaba gastando mais do que com anúncios convencionais no Google. Você sabe o por quê?

QUAL SEU OBJETIVO?

A primeira coisa que qualquer anunciante precisa ter é um objetivo. Se você não sabe onde precisa chegar, não saberá definir se está indo pelo caminho correto. No Google Adwords você cria o seu anúncio, este anúncio leva o usuário para o seu site e na própria ferramenta de publicidade você consegue saber quanto gastou para levar X visitantes ao site. Apesar disso não ser a nossa principal métrica, pelo menos quem está iniciando sabe quantos visitantes foram ao site e quanto custou.

Um grande problema para alguns anunciantes que acabaram de chegar no facebook, é que nesta rede social, você possui vários tipos de objetivos. Você pode anunciar para receber visitas ao site, aumentar a visibilidade de uma postagem, para ter visualizações em vídeo, entre vários outros objetivos, e na hora de ver o relatório, aí é que começa a confusão. Nossa, eu tive 5.000 visualizações do vídeo, mas não vendi nada em meu e-commerce.. Sim pessoal, o objetivo era exibir seu vídeo e pode ser que ninguém tenha entrado em seu site por causa disso..

Isso porém, não significa que você não pode fazer uma campanha focada em vídeo, e que isso gere vendas, mas para isso é fundamental que você crie uma estratégia para que este vídeo de alguma maneira induza o usuário a ir para o seu site. O vídeo pode por exemplo ser de uma apresentação sobre o seu produto e no fim você informa que este produto pode ser adquirido ou no site. Outra opção para quem vende serviços por exemplo é criar alguns vídeos ( mini-curso ), publicar apenas uma amostra do curso no Facebook e enviar o usuário para o seu site para ver os demais. Acessando seu site o usuário terá um contato maior com você, onde usando outras estratégias, será possível transformá-lo em um cliente.

MUDANÇA NO PERFIL

O segundo grande problema de quem anuncia no Facebook é pensar que as estratégias do Google Adwords irão funcionar, ou seja, vou criar um anúncio bem bacana, publicar e aguardar minhas vendas. Isso até funcionava, e talvez até funcione ainda para alguns, mas é muito mais difícil. Quando você anuncia no Google, as pessoas estão procurando por aquilo, então tudo que elas querem ver é um anúncio que chame a atenção e que entregue o que ele busca, e daí para a venda é um pulo.

Quando anunciamos no Facebook, ninguém pediu para ver seu anúncio nem disse que quer comprar coisa alguma. Ali estamos trabalhando com um modelo de publicidade de certa forma, invasivo. Nós anunciantes filtramos o perfil das pessoas que queremos e com a devida autorização do Facebook, simplesmente estampamos um anúncio em seus celulares e computadores.

Se no Google as pessoas estão em busca de algo, aqui nós que estamos oferecendo algo, e portanto você tem que chamar muito mais a atenção, para que, talvez, essas pessoas se tornem clientes. Uma das estratégias que mais tem funcionado, não é tentar vender o produto propriamente dito mas sim oferecer conteúdo de qualidade que atraia a atenção do usuário e através deste material, você consiga ir gerando leads e futuramente vendas.

Se você acredita que isso só funciona para quem vende cursos ou algo assim, está muito enganado. Não importa qual o seu segmento, você é capaz de montar e-books, vídeos, cursos, dicas e muito mais. Faça um vídeo ou crie um post ensinando como usar aquele produto X. Faça uma análise profunda daquele seu produto destaque, enfim, não importa seu ramo, não existem desculpas para não produzir conteúdo de qualidade, e aí sim, as suas campanhas do Facebook terão um maior resultado.

Compreender a diferença entre anunciar para quem está procurando algo (Google) e exibir seus anúncios para quem está ali se divertindo (Facebook) é o primeiro passo para você conseguir montar uma campanha de muito sucesso na internet e, se você ainda não anuncia no Facebook, ou já anuncia e não consegue obter resultados, conheça nosso serviço de gestão de anúncios no Facebook e descubra como podemos ajudá-lo.

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line