7 Hábitos para você aumentar sua produtividade diária

Todo mundo já deve ter passado por uma etapa da vida em que se sente esgotado fisicamente e mentalmente não é mesmo? E junto com isso vem junto aquela falta de produtividade no seu dia, seja na sua casa ou no seu trabalho, ver seu dia sem rendimento atrapalha toda sua rotina!

Hoje vamos te passar umas dicas para melhorar tudo isso! Chega de acumular cada dia mais e mais cansaço e tarefas incompletas!

A produtividade não está na sua cama, não está no seu sofá, sequer em uma rotina. A produtividade está em você e chegou a hora de despertá-la.

1 – Livre-se do vício moderno : Celular.

Não, não é que você vá abandonar de vez o aparelho tão usado para diversas funções do seu dia! Você apenas irá perder vícios.

Chega de acordar pela manhã já de olho em todas as notificações que pulam na sua telinha logo que você desliga seu despertador, é informação demais para seu cérebro recém-despertado lidar. A única coisa que acordar e ir direto para o celular faz é aumentar seus níveis de estresse e te fazer pensar em tudo que você tem que fazer antes mesmo de você ter tempo de lavar o rosto.

Pare de perder horas preciosas da sua manhã entupindo ela de stress e problemas que não vão poder ser resolvidos naquele momento. Caso seja muito difícil desligar seu despertador sem olhar demais notificações, compre um aparelho despertador e mantenha seu celular longe, assim poderá acordar e fazer uma coisa de cada vez como deve ser feito!

2 – Espreguice-se.

Agora que você resistiu à tentação de checar todas as suas redes sociais, e-mails, mensagens, deixou o celular bem longe de você e ainda não teve tempo de entrar na agitação costumeira da rotina corrida, reserve alguns minutinhos para se espreguiçar. É isso mesmo: espreguiçar, uma das coisas mais básicas depois de acordar que vamos deixando de lado com a pressa. Esticar os braços, as pernas e rolar na cama enquanto acorda é instintivo e muito prazeroso, servindo para lembrar ao seu corpo que é hora de levantar. Depois que você termina, já se sente automaticamente mais desperto e relaxado. Muito melhor do que pular da cama assustado, já enfiando a caneca de café na boca, certo?

3 – Tome um banho gelado.

Essa dica não funcionará 100% ao povo do Sul que sofre com longos e intensos invernos, mas é uma excelente dica e iremos passar variações que podem ser adaptadas ao dia de todos, quando chegar o verão esbalde-se nessa opção!

O banho gelado parece loucura , mas não é!

Para as pessoas com problemas de circulação, a água fria é uma terapia muito efetiva, pois favorece a boa circulação sanguínea e ajuda a repartir melhor o oxigênio e nutrientes em todo o organismo.

Ao provocar contração vascular, tomar banho frio torna-se muito bom para descongestionar os órgãos internos, já que ajuda as toxinas e as impurezas fluírem para os poros e se liberarem.

A água fria estimula nosso organismo, ativa os sistemas e põe nosso corpo em alerta. Recomenda-se tomar um banho de água fria para começar o dia e se liberar daquela sensação de cansaço, também é recomendado para depois dos exercícios físicos.

Um estudo feito pela Universidade da Virgínia revelou que tomar banho com água fria estimula uma parte do cérebro que se encarrega de ajudar a nos sentirmos felizes e livres da depressão.

Para os sofredores do rigoroso inverno tome seu banho matinal quente e relaxante para iniciar seu dia! E leia essa matéria super bacana que saiu sobre ter o hábito de colocar gelo na nuca. Isso poderá te trazer tantos benefícios quanto o seu banho frio: Gelo na nuca.

4 – Tome seu café com calma.

Acorde e inicie seu dia de forma que consiga reservar um tempinho calmo para o seu café da manhã. Fique longe do celular, concentre-se na comida, mastigue com calma, faça seu corpo receber o alimento de forma correta, assim ele aproveitará os nutrientes fazendo ter mais energia para iniciar toda correria de sua agenda.

Tenha um cardápio simples e leve pela manhã, nada que te faça sentir-se pesado, enjoado ou com desconfortos.

5 – Defina suas melhores horas.

Todo mundo tem algum momento do dia em que se sente mais concentrado. De acordo com o psicólogo americano Dan Ariely, autor do livro Previsivelmente irracional, temos entre 2h a 2h30 de pico de produtividade por dia, período no qual você pode ser até 30% mais eficiente nas suas tarefas. Segundo ele, para a maioria das pessoas, essas horinhas preciosas acontecem entre 1h e 2h depois que você acordou. Assim, se você levanta todo dia às 7h, é provável que suas horas mágicas comecem em torno de 8h30 ou 9h.

O horário não é regra, diversas pessoas funcionam bem de madrugada por exemplo. O importante é descobrir qual é o seu, e utilizá-lo de forma intensa para todo o seu rendimento.

6 – Monte um plano do seu dia.

Não precisa criar esse planejamento logo que acorda, use o seu melhor horário de rendimento para esse pensamento! Pode inclusive criar o seu plano do dia seguinte , caso seu melhor horário de rendimento seja a noite, assim amanhecerá com seu plano montado pronto a ser seguido.

Não crie uma planilha que sabe que não conseguirá finalizar ao fim do dia, coloque prioridades a serem seguidas no seu dia, e as siga! Essa planilha não precisa ser somente de trabalho, determine suas tarefas incluindo atividades do seu dia todo, casa, trabalho, corpo, mente.

Ao fim do dia tente ter sua planilha zerada, assim poderá iniciar o dia seguinte sem nada pendente, apenas com novas atividades e planejamentos!

7 – Medite.

A meditação é algo que te faz ter mais controle da mente. Consequentemente mais controle em suas atitudes do dia a dia.

Você conseguindo ter melhores reflexões, e a mente limpa, conseguirá tomar melhores decisões, ou seja, decisões sendo tomadas de maneira correta, vão te poupar muito tempo desperdiçado, aumentando muito sua produtividade.

Procure sobre meditação no Google, e inicie essa prática. Ela não é fácil, ter esse momento só seu, desligando seu cérebro de tudo ao redor, é bem complicado, mas como todo aprendizado, precisará de muito treino, faça um pouco a cada dia até conseguir realmente meditar e mudar sua vida!

 

Gostou desse post? Curta e compartilhe com seus amigos.

Conheça mais sobre nós : Iphouse Hospedagem WEB

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line