7 Dicas simples para ter uma loja virtual de sucesso

Olá Pessoal! Sabemos que hoje está muito difícil abrirmos um negócio, nos manter no mercado com os custos gerados por um ambiente físico está bem complicado. Muitos empreendedores pensando nisso, acabam se voltando para o lado do comércio virtual. 

Boa parte das pessoas que desejam abrir uma loja virtual e mesmo as que já tem seu e-commerce, não fazem um planejamento antes, não estudam o mercado do nicho do qual desejam ingressar e se aventuram sem nenhum conhecimento no comercio eletrônico. Essa falta de planejamento e estudos com certeza farão com que seu negócio não dure por muito tempo.

Se você já tem sua loja virtual, mas cometeu alguns erros, calma! Estamos aqui para ajudá-lo, orientando como você deverá proceder com alguns pontos muitos importantes sobre seu negócio. Mas se você ainda não tem um e-commerce, continue lendo o nosso post, pois iremos lhe dar de presente 8 dicas de como proceder para que sua loja virtual seja um sucesso!

DICA 01 – Escolha uma boa plataforma

Essa sem dúvida, é um item muito importante para o sucesso do seu e-commerce, pois será através dela que seu cliente fará as compras. A escolha da plataforma da sua loja virtual precisa ser analisada antes, entre nos sites que locam lojas virtuais e peçam para conhecer o serviço de cada uma delas. Teste antes, compare, visualize os recursos, e faça isso tudo com muita calma, pois a escolha errada pode lhe trazer muita dor de cabeça. Fique de olho nos recursos apresentados por cada uma delas, cuidado com os pequenos valores que prometem muitos recursos.

DICA 02 – Use fotos de boa ou ótima qualidade

As fotos são de extrema importância, tenha em mente que será ela que irá chamar atenção do seu cliente ou manda-los embora da sua loja. Procure utilizar fotos com boa resolução, que mostrem todos os detalhes que o seu produto possui, o ideal seria adicionar várias fotos do mesmo produto mostrando todos os ângulos do mesmo. As fotos bem apresentadas, também colaboram para deixar o layout da sua loja mais bonito, tornando assim a navegação do usuário mais prazerosa e conquistando os olhos de quem está vendo!
Além de usar fotos com boa resolução, outra dica muito boa, seria você adicionar um vídeo ao lado da foto mostrando as funcionalidades do seu produto. Se já usa ou pretende usar a nossa plataforma de e-commerce, e tem dúvidas sobre como inserir o vídeo, entre em contato com nosso suporte técnico.

Confira também, o nosso post de como tirar fotos com fundo branco, as fotos ficarão incríveis se você seguir as dicas apresentadas.

DICA 03 – Otimize a descrição dos seus produtos

Seja claro e preciso na descrição do seu produto. Esse é um recurso muito importante para seu cliente finalizar a compra, por isso se existirem dúvidas, se não tiverem descrições suficientes nos produtos, ele irá desistir de comprar. Tente otimizar as descrições da melhor forma possível, sendo simples e prático nas informações.
Você também poderá optar por monstrar exemplos do uso do produto em questão, destaque as vantagens que o seu cliente terá em adquiri-lo, com isso você irá sanar várias dúvidas do seu público e fará com que ele não desista do produto por não saber das funcionalidades dele.

DICA 04 – Dispositivos Móveis

O acesso através de celulares e tabletes vem crescendo a cada dia. Segundo o IBGE, no Brasil, mais da metade dos acessos a internet são feitos através de dispositivos moveis. Por isso é importante a escolha da plataforma correta, com suporte a dispositivos móveis.

Se a sua loja virtual não abrir bem em celulares e tablets, você com certeza está perdendo seu tempo e muito dinheiro, pense nisso e busque essa alternativa para melhorar o seu negócio.

Importante: Se você é usuário de nossa plataforma, na versão 4 ( sem compatibilidade com celulares ), entre em contato com nossa equipe de atendimento para saber como migrar para plataforma versão 6 ( compatível com celulares e tablets )

DICA 05 – Manter um bom relacionamento com seu cliente

Pessoal, não é de hoje que venho informando importância sobre ter um bom relacionamento com seus clientes. Você precisa dele para que seu negócio tenha sucesso. Tenha uma boa relação antes da venda, mas não esqueça, que o pós venda também fará toda a diferença para manter esse cliente.
Uma boa dica é o envio de Email Marketing, lembra que já falamos dele em posts anteriores? Você poderá enviar um email para o cliente que abandonou a compra no carrinho, com um cupom de desconto, chame atenção desse cliente e faça-o voltar para sua loja e finalizar a compra. Também pode ser enviado emails informando status do pedido e da entrega, nunca deixe o seu cliente sem informações e sem respostas, responda os questionamentos o mais breve possível.

Seguindo essas orientações, o seu cliente terá a sensação de que sua empresa está preocupada com ele, fazendo com que ele tenha mais segurança.

DICA 06 – Otimize a sua loja virtual

Ao abrir sua loja virtual não basta que contrate apenas um plano de loja virtual, configure a loja e coloque seus produtos para venda, para obter sucesso nas vendas seu trabalho irá muito mais além disso.
Muitos administradores de e-commerce acabam ignorando, ou muitas vezes não tem a informação correta sobre SEO (Otimização para Mecanismo de Busca) e acabam não fazendo um bom trabalho em sua loja para que ela tenha mais chances de aparecer na 1° página do Google. O SEO pode ser feito por qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento, mesmo que você faça uma otimização mais simples, já irá melhorar o resultado no aparecimento de sua loja no Google.
Recomendamos que se interem sobre esse assunto, busquem um pouco de conhecimento antes de realizar qualquer serviço sozinho em sua loja, do contrário você estará abrindo espaço para que seu concorrente alcance clientes que poderiam ser seus. Outra opção, com um pouco de investimento, seria contratar uma empresa para fazer esse trabalho para você, é um trabalho que é feito a longo prazo mas que gera muitos resultados em seu e-commerce, uma vez que sua loja for ranqueada será mais fácil mantê-la nas primeiras posições no site de buscas.

 

Caso deseje saber mais sobre o serviço de otimização para seu site, clique aqui

DICA 07 – Faça um planejamento

Pessoal, essa é a última dica de hoje, porém a principal! Antes de se jogar de cabeça no mundo de e-commerce, PLANEJEM! Este mercado é bastante grande e tem espaço para todos, porém é muito concorrido, se você não fizer um planejamento muito bom antes, você literalmente cairá de cabeça no chão. Veja os custos que terá com sua loja inicialmente, tenha em mente que os clientes não irão aparecer do nada em sua loja. Você precisa investir em marketing digital, seja em práticas de SEO, Facebook Ads, Email Marketing, divulgação paga entre outros… Acredite, você precisa investir.

Defina com antecedência quais produtos você irá vender, conheça o seu público – alvo. Após definir tudo isso, estude também os seus concorrentes, verifique quais ações eles estão realizando, com isso você terá mais ideias para realizar suas ações promocionais.

Se você já abriu o seu negócio e pulou algumas etapas e com isso está um pouco desmotivado devido a falta de vendas, não se preocupe! Pare, repense sobre o mercado em que entrou, pense no segmento escolhido. Comece a estudar sobre as práticas que listamos nesse artigo, com certeza sua mente irá abrir para muitas outras coisas, se necessário reabra a sua loja virtual! Dê uma pausa para você identificar os possíveis erros e depois faça um relançamento.

Por hoje eu me despeço por aqui , espero ter ajudado! E para quem tiver interesse, a Iphouse possui um serviço de Mentoria online, que irá ajudá-lo a identificar suas dificuldades, seus pontos fracos e também positivos. Iremos discutir diversos pontos para melhoria do seu e-commerce, lhe daremos sugestões e apresentaremos algumas estratégias para ajudá-lo a construir uma loja virtual de sucesso.

Quer saber mais, conheça nosso serviço de mentoria

 

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line