5 Dicas para você sair na frente nas vendas de Natal

Fim de ano se aproxima e para muitos essa não é a tão esperada hora de descanso, mas sim a hora de alavancar suas vendas. Vender é algo incrível. Você ganha dinheiro por satisfazer os desejos do seu cliente, e, quando paramos para refletir sobre vendas na época do Natal, é ainda mais prazeroso. Os clientes estão adeptos a novas compras e a vontade de presentear os amigos e a família torna a venda mais fácil.

Para que você possa aproveitar essa época par melhorar seus resultados de venda, resolvemos listar 10 dicas que vão te auxiliar nessa missão:

1 – Mantenha contato com seus clientes:

Sim! Parece meio óbvio, mas é sempre bom cuidar para não cair no esquecimento, e a melhor forma de vender, é vender para quem já é seu cliente. Quem já conheceu seu produto e gosta, facilmente irá optar pela escolha de comprar com você. Mantenha seus clientes atualizados com novidades especiais para essa época natalina, promoções, cupons de desconto, e demais atrativos que sua loja possua.

2 – Entre no clima de Natal:

Nada melhor do que visitarmos lojas físicas que já estejam enfeitadas todas no clima da comemoração festiva da época, não é mesmo? Na loja virtual pode ser do mesmo jeito. Você pode investir na personalização do seu layout, deixando-o de forma que o cliente já se sinta em um clima propício para as compras de final de ano.

3 – Pagamento e envio:

Outra questão que parece óbvia, é a questão de sempre estar atento as formas de pagamento e envio disponíveis na loja. No fim de ano você estará propenso a vender muito mais, e com um fluxo maior de vendas, você também pode oferecer maiores opções de pagamento e envio para o seu cliente. Natal é uma época em que as pessoas presenteiam umas as outras, e não necessariamente façam compras apenas de uso pessoal, por isso, já pensou que alguém de sua cidade pode estar querendo presentear alguém do outro lado do país? Será nessa hora que você poderá ganhar seu cliente. Ao invés de ter disponibilidade de frete somente para sua cidade, inove, e durante essa época ofereça envio até onde ele precisa. De forma simples e prática irá agradar ao seu cliente, e ao presenteado, que por ventura também pode se tornar um futuro cliente depois que aprovar a qualidade do seu produto.

O mesmo vale aumentando as opções de pagamento disponíveis em sua loja. Uma das melhores formas de vender mais no Natal é disponibilizar formas de pagamentos com maior número de parcelas. Utilizando o exemplo acima, para aumentar o gatilho mental do seu cliente diga para ele: “e você ainda pode pagar em 6 vezes sem juros”.

4 – Atendimento ao cliente:

Nessa época o erro mais comum é a famosa “correria”, ou seja, em lojas fisicas vendedores tentando atender inúmeros clientes ao mesmo tempo. Na loja virtual devido ao aumento da demanda de pedidos, essa famosa correria também pode atrapalhar. Facilite a vida do seu cliente, configure sua loja de forma simples e clara para que eles encontrem os produtos com facilidade. Cerifique-se que tudo está funcionando perfeitamente, para evitar chamados pedindo ajuda por conta de pequenos erros. Cria uma página explicando como comprar em sua loja. Faça banner divulgando o que encontra-se em promoção, para que possa atrair o cliente direto para o que deseja. Determine horários de atendimento online e atendimento por telefone de um modo que consiga realmente dar uma boa atenção ao cliente. Ouça seu cliente com calma, se for preciso, contrate mais funcionários nessa época. Preze por atender como desejaria ser atendido.

5 – Estratégia de promoções :

No Natal as promoções aparecem a todo vapor como iscas para os consumidores, proporcionando retorno garantido de vendas e lucro para os empresários e comerciantes. Os shoppings, por exemplo, sempre têm sorteios de carros, viagens e outros prêmios tentadores. Por isso, planeje o que o seu negócio tem a oferecer como uma boa promoção, e quanto mais seu cliente comprar, mais chances ele tem de ganhar.

Dica extra: 

Agora que você fechou a venda, porque não anota os dados do cliente (nome, telefone celular e e-mail)? Essa é a MELHOR forma de estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles e garantir vendas futuras, no ano que se aproxima.

Mantenha hábito de se manter em contato com esses novos clientes, informando sobre promoções, novas coleções ou qualquer outra novidade que seu mercado e sua empresa oferecem. Assim a probabilidade de que seu cliente volte para futuras compras, e até para o próximo natal, é bem grande.

 

Lembre-se: somos profissionais que trabalhamos com pessoas. Quando temos foco na satisfação destas pessoas, nossos resultados aparecem. O mundo ainda carece de bons profissionais de vendas e você, amigo(a) leitor(a), já está em destaque por estudar este artigo até aqui!

Desejamos muito sucesso, e boas vendas!!!

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Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line