10 Filmes Sobre Empreendedorismo Que Você Deve Assistir

Uma grande quantidade de pessoas sonha com seu próprio negócio um dia, não é mesmo? Se ver livre do chefe, das regras com que não concorda, dos planejamentos que não fazem parte dos seus sonhos. Todo mundo sabe que essa missão não é nada simples, muitas vezes faltam inspirações, exemplos, ideias e coragem para isso!

Hoje separamos uma lista de 10 filmes inspiradores para te ajudar nessa visão empreendedora:

  •  A Rede Social

Dificilmente alguém que usa a internet não conhece Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. O filme retrata a trajetória de sua vida como empreendedor desde a concepção da ideia até a consolidação da rede social no que ela é hoje.

  • Joy

A história da criadora de um esfregão como solução para facilitar o processo de limpeza da casa é, com certeza, uma lição de empreendedorismo. O filme aplaude aqueles que começam um negócio próprio do zero, sem ninguém que apoie sua ideia – mesmo os membros da própria família.

  • Como Enlouquecer seu Chefe

A motivação pode vir através das perspectivas para o futuro, mas também por aquelas experiências pelas quais ninguém quer passar novamente. Esse filme dá diversos motivos para que nenhum empreendedor volte à vida de funcionário.

  • Jerry Maguire – A Grande Virada

O filme pode ser considerado uma comédia romântica, mas a missão do protagonista resume uma lição de grande importância para empreendedores: é preciso ter uma visão própria que deve ser seguida a todos os momentos. mesmo que ninguém mais acredite nesse ponto de vista.

  • A Teoria de Tudo 

Os empreendedores mais ligados em tecnologia costumam admirar a trajetória de Stephen Hawking. Baseado na biografia do astrofísico, este filme conta seus primeiros anos na faculdade, o início da debilitação causada por uma doença degenerativa e o relacionamento com Jane Wide. Hawking é um exemplo de superação e inteligência que pode inspirar muitos empreendedores. Dirigido por James Marsh, concorre ao Oscar de melhor filme neste ano.

  • O Lobo de Wall Street

Baseado na história real de Jordan Belfort, que se tornou milionário com sua corretora Stratton Oakmont, o filme mostra todo o esquema que levou Belfort a ser preso por serviços financeiros ilegais. O filme é um bom exemplo de como determinação pode levar ao topo e da importância de agir dentro das leis para ter um negócio sólido. Dirigido por Martin Scorsese, tem Leonardo DiCaprio no papel principal.

  • Chef

Lançado no ano passado nos cinemas brasileiros, o filme Chef conta a trajetória de superação do chef Carl Casper depois de perder seu emprego. Dirigido por Jon Favreau, que também interpreta o papel principal, o longa ensina como começar do zero pode ser o caminho para o sucesso. Com Sofia Vergara e John Leguizamo.

  • Margin Call – O Dia Antes do Fim

Uma corretora passando por um momento de crise é o pano de fundo deste longa. Indicado ao Oscar em 2012 como melhor roteiro originial, o filme trata da crise de 2008 e de como um grupo de funcionários descobriu que a corretora estava arriscando muito mais do que deveria. Tem Zachary Quinto e Kevin Spacey no elenco e foi dirigido por J.C. Chandor.

  •  A Grande Virada

A Grande Virada (“Jerry Maguire”, 1996) é um filme estrelado por Tom Cruise que interpreta um agente esportivo que é afastado dos negócios por acreditar que os agentes deveriam dar um tratamento mais humano aos atletas. Ele é demitido e começa a perder seus clientes, tendo de recomeçar.
O filme mostra a dificuldade de montar um negócio em um mercado competitivo e, que é possível vencer depois de um fracasso, e que independente das consequências imediatas que isso possa acarretar, sempre mantenha seus valores éticos e morais.

  •  O Diabo Veste Prada

O Diabo Veste Prada (“The Devil Wears Prada”, 2006) é um bom filme para o empreendedor que acha que seu período como funcionário não ajudou em nada na sua carreira. O filme é estrelado por Ann e Hathaway e Meryl Streep. O sonho de Andy é ser jornalista, mas ela acaba como assistente da famosa editora Miranda Priestly. Após um tratamento humilhante, Andy se adapta e começa a usufruir dos benefícios da indústria da moda. Ela precisa fazer uma decisão entre manter seu emprego atual ou perseguir seus sonhos anteriores.

O filme mostra que muitas vezes é preciso passar por um emprego não tão positivo para ganhar experiência de vida.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Já conhece a Iphouse? Temos a oportunidade para iniciar seu próprio negócio, entre em contato conosco e saiba mais.

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line