Qual o melhor site para criar uma loja virtual ?

Você está doido para criar uma loja virtual, vender pela internet, leu muito material na internet e está em dúvida sobre qual o melhor site para criar uma loja virtual ? Fique tranquilo meu amigo, pois neste post eu vou lhe dar todas as dicas que você precisa, e você saberá exatamente qual a melhor plataforma, para cada tipo de negócio. Vem comigo !

Antes de falarmos sobre qual o melhor site para criar uma loja virtual, precisamos entender um pouco sobre tipos de plataforma de loja virtual.

O QUE É UMA PLATAFORMA DE LOJA VIRTUAL

Plataforma é o nome dado ao software ( programa / site ) que você irá usar, para publicar os seus produtos. Uma plataforma irá te oferecer um painel de controle, onde você irá cadastrar produtos, monitorar seu estoque, receber seus pedidos, imprimir etiquetas de envio, entre outros milhares de recursos. Quando falamos de plataforma, estamos nos referindo a isso ok ?

TIPOS DE PLATAFORMA DE LOJA VIRTUAL

Assim como ocorre com um programa de computador convencional, como nosso word, excel, etc.. nas plataformas de e-commerce também temos diferentes tipos, e abaixo você irá entender quais são e como trabalham cada um.

Plataformas Open-Source

Um dos modelos mais conhecidos de plataforma, são os open-sources, também conhecido como código aberto ( em português ). Falando de maneira simples, sao plataformas que livres, onde você não paga para adquirir, exatamente como ocorre com linux, por exemplo. Podemos citar magento e Presta shop como dois bons exemplos de plataforma open-source.

O grande problema deste tipo de plataforma, é que normalmente exige que você tenha um conhecimento técnico mais avançado, não apenas para instalação ( que as vezes é até simples ) mas para mantê-la no ar. Ao contrário do que muitos imaginam, diariamente ocorrem diversas situações em um site de vendas, como falha em um banco de dados, invasões, módulos desatualizados, mudanças em integrações com correios, dificuldades com certificados digitais e muito mais, e ao usar uma plataforma open-source por conta, você será 100% responsável por tudo.

Então elas são ruins ? Negativo, elas não são ruins, mas  eu só recomendo trabalhar com uma opção assim, se você possui pelo menos uma boa empresa, ou bom profissional em sua empresa, que possa lidar com esses problemas, de forma rápida e efetiva.

Outro ponto que não deve ser confundido, é que grátis, é apenas a plataforma, mas você precisa de um plano de hospedagem, certificado digital, entre outros recursos, para rodar 100%, então se tratando de valor, você gastará com uma open-source possivelmente a mesma coisa que gastará com plataformas SaaS ( explico mais adiante )

Plataformas Próprias

Se você não possui um negócio exclusivo, diferente de qualquer coisa que existe no mercado, muito possivelmente você não precise de uma plataforma própria. Quando falamos em plataformas próprias, nos referimos a construir do zero, uma ferramenta única só para atender você.

Qual a vantagem disso? Ter um site exatamente da forma que seu negócio precisa. A desvantagem? Investimento gigantesco ( Dependendo da plataforma, pode vender uns 4 apartamentos para conseguir ter seu projeto concluído rs ), e precisa de equipe constante para atualizações seja de recursos na plataforma, seja de ferramentas de terceiros.

Veja também: Qual melhor empresa para criação de sites profissionais

Plataformas SaaS

Aqui chegamos no queridinho das empresas. As plataformas “alugadas”.. Confesso a você que antigamente eu não suportava qualquer coisa que fosse alugada. Eu queria as ferramentas para mim, eu comprei, é minha, uso como quiser e onde quiser.. Com o tempo eu vi que isso não funcionava mais, pois hoje tudo praticamente está interligado, e constantemente precisamos de atualizações para que nossos softwares funcionem adequadamente. Mesmo as ferramentas que são compradas, em pouco tempo ficam desatualizadas, e aí você precisa comprar atualizações, ou seja, falando de valores, dá tudo na mesma.. Hoje eu utilizo praticamente todos os meus softwares, no modelo Saas, seja loja virtual, seja ferramentas de gerenciamento, armazenamento, etc..

Em plataformas SaaS você tem uma empresa inteira que trabalha diariamente para melhorar a ferramenta, corrigir falhas, lançar novas integrações, e a você, cabe somente a responsabilidade de pagar sua mensalidade. Nada de equipes grandes, nada de depender de programadores. Assine um plano, receba um endereço para acesso à sua loja virtual, acesse seu painel administrativo, faça seus cadastramentos e pronto, sua loja está no ar. Quer ativar novo sistema de pagamento, vai no painel, veja as opções disponíveis, ativou , usou.  Sua loja foi atacada ? Possivelmente a empresa responsável já saberá e irá tomas as providências necessárias.

Essa na minha opnião é a plataforma ideal para quem quer ganhar dinheiro, e não ficar esquentando a cabeça com questões técnicas. O que mais vejo em minhas consultorias, são empresas que passam maior parte do seu tempo cuidando do seu site, ao invés de cuidar de ganhar dinheiro.. Entenda de uma vez, obrigação de lojista é atender cliente, cuidar das vendas, fazer negócios. Se você tem que cuidar do teu site, alguma coisa está errada.

Agora cuidado, prestador de serviço no Brasil a gente sabe como é né ? Tudo bonito ao contratar, mas na prática, dores de cabeça. Por isso, para este tipo de plataforma eu recomendo a Iphouse, uma empresa que conheci anos atrás e que sempre ofereceu todo suporte necessário para mim e para as pessoas que já indiquei.

AFINAL, QUAL O MELHOR SITE PARA CRIAR UMA LOJA VIRTUAL ?

Se você leu com atenção este post, deve ter percebido que temos basicamente 3 tipos de locais para criar loja virtual: Plataformas open-source, onde você baixa o código e faz tudo por conta, lojas próprias, onde você precisa de uma equipe inteira e bom investimento para fazer seu projeto, e as plataformas SaaS, onde você rapidamente assina um plano e começa a publicar seus produtos.

E qual a melhor? Ninguém além de você mesmo pode avaliar qual a melhor solução para você, mas eu diria que você deve usar plataformas open-source se você já usou e gosta muito de alguma plataforma, ou seja, já está adaptado. Neste caso procure ter no mínimo 1 profissional ou empresa que possa lhe auxiliar em todas as tarefas técnicas.

Para demais casos, eu fico sempre com as plataformas SaaS, que te darão mais tranquilidade para iniciar seu negócio com suporte de uma empresa especialista no assunto por trás, e como recomendação, eu sugiro a www.iphouse.com.br

Espero que este post tenha ajudado de alguma maneira em suas dúvidas

Bom, por hoje é isso pessoal.

Se ficarem com dúvida, não deixe de postar um comentário.

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line