CHATBOTS: A evolução na comunicação

Hoje em dia constatamos que os chatbots estão cada vez mais presentes nos atendimentos virtuais das grandes empresas. Eles são capazes de realizar o atendimento de uma forma tão perfeita que o usuário muitas vezes nem desconfia que está falando com um robô! Entretanto, ainda estão em fase de aprendizagem, mas já são capazes de solucionar os problemas mais simples e repassando os assuntos mais complexos para os seres humanos.

O QUE É, E COMO FUNCIONA UM CHATBOT?

Chatbot é um programa de computador. Ele tem como objetivo imitar o atendimento humano e solucionar os problemas das pessoas, que acabam nem percebendo que estão sendo atendidas por eles.
Existem vários tipos de chatbots, os mais comuns possuem apenas automatizações pequenas, como uma mensagem de resposta ou algumas opções de serviços básicos. Podemos Encontramos também bots mais sofisticados, estes, utilizam inteligência artificial e são capazes de aprender com exemplos de atendimento.
Uma vez alimentado, o chatbot com inteligência artificial aprenderá com as novas interações e se atualizarão automaticamente.

Os chatbots não são ferramentas novas, eles já existem a muito tempo e com certeza você já interagiu com algum! Sabe aquele atendimento por telefone de tele-marketing? São bots! Recarga de telefone por SMS? São bots! Hoje eles ganharam uma “casa” nova, e estão mais acessíveis em algumas ferramentas que são comuns entre os usuários. Estão presentes em ferramentas de comunicações instantâneas como: Whatssap, Facebook Messenger e Telegram.

4 VANTAGENS DE UTILIZAR OS CHATBOTS

1- IRÃO REDUZIR O CUSTO DOS ATENDIMENTOS

Os chatbots poderão resolver problemas mais básicos, filtrando tudo que for preciso sem precisar acionar um funcionário. Isso poderá diminuir as ligações em call centers por exemplo, e no caso de um SAC, poderá influenciar em uma diminuição significativas de custos para empresa.

2- OS CHATBOTS SÃO PERSONALIZÁVEIS

Ao se referir a um robô, o que vem em nossas cabeças é que o comunicação será um tanto fria e impessoal. A realidade, porém, é outra! Os bots são altamente personalizáveis. Se a empresa tem um perfil mais descontraído e próximo dos clientes, poderá criar uma personalidade para o chatbot imitando alguns dos seus melhores funcionários de atendimento. Isso irá criar uma boa relação com seu cliente, irá preservar a identidade da sua empresa e criará boas experiências que acabarão cativando cada vez mais clientes.

3- SÃO ÓTIMOS VENDEDORES E ENGAJAM CLIENTES

Eles são capazes de tirar as dúvidas dos clientes, criar filtros, enviar informações relevantes e também podem ser considerados ótimos vendedores! Os chatbots usam o histórico de compras e interações do passado entre os clientes e a empresa, com isso poderá oferecer opções de compras com mais certeza daquilo que o cliente deseja.
Também podem ser considerados muito eficientes no telemarketing, pois conseguem executar vários atendimentos simultâneos.

4 – PODERÃO RESOLVER SITUAÇÕES MAIS DELICADAS

Alguns bancos e empresas do setor de cobrança começaram a utilizar os chatbots para negociações de dívidas. Essas empresas perceberam que os devedores não se sentiam tão à vontade com um atendente humano, pois é meio complicado estar em uma situação de dividas e ter que ficar expondo para outras pessoas. Sendo assim adotaram os bots com inteligência artificial que estão fazendo esse serviço maravilhosamente bem e que não causam nem um tipo de constrangimento para o cliente.
Estimam que esse tipo de atendimento cresça cada vez mais, e gere cada muito mais sucesso entre as negociações!

Podemos notar que os chatbots já existem a algum tempo, e estão sendo aperfeiçoados a cada dia! Percebemos o quanto a tecnologia está evoluindo e o quanto ela pode fazer por nós. Certamente os chatbots, vieram para ficar e revolucionar as comunicações entre empresas e consumidores.

E você? O que achou dos Chatbots?

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line