BLACK FRIDAY 2016: 10 Super dicas sobre como aumentar suas vendas!

O resultado de vendas nesta data é tão incrível que muitos donos de e-commerce relataram faturar em apenas um final de semana o equivalente a 1 mês de faturamento! Portanto não fique fora dessa grande festa, pegue sua fatia de bolo e delicie-se com as suas vendas.

Separamos abaixo 10 dicas que irão ajudar a sua loja à “Bombar” nesse dia! Confira:

DICA 1 : PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL

Todos os departamentos da empresa como: Marketing, Logística, Comercial, Estoque e Tecnologia devem trabalhar juntos.
A Black Friday pode ser seu primeiro contato com muitos clientes e eles só voltarão a comprar em sua loja se estiverem satisfeitos com o que viram, desde o visual da loja, atendimento, o tempo que o produto demorou para chegar em sua casa, se a mercadoria que chegou foi a que o cliente escolheu etc… Todos esses fatores são de muita importância, por isso todos os departamentos de sua empresa devem trabalhar em sincronia para que todo o processo seja satisfatório para o cliente.

DICA 2 : VISITAS NA LOJA! VOCÊ TERÁ MUITAS, PREPARE-SE PARA ISSO!

Nessa data você irá receber inúmeras visitas em sua loja, certifique-se que tudo esteja ok.
Verifique junto ao seu serviço de hospedagem se sua loja suporta um bom número de visitas, também é importante verificar se existem links quebrados, imagens que não carregam, e o mais importante de todos, que o sistema de compras esteja funcionando perfeitamente.
Faça um engajamento com sua equipe de tecnologia e seus fornecedores para que seu site tenha estabilidade e desempenho.

DICA 3 : OFEREÇA DESCONTOS INCRÍVEIS E VERDADEIROS!

Os consumidores estão atentos! Portanto não faça aquele joguinho de aumentar o preço uma semana antes da Black Friday e no dia diminuir para o mesmo valor que estava antes ficando assim pela “ metade do dobro”.
Não tente enganar os consumidores, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso.

DICA 4 : INVISTA EM SUA BASE DE CLIENTES!

Envie um super desconto para os clientes que já compram em sua loja! Se os descontos chegarão a 50% na Black Friday, envie um email a seus clientes informando como eles são especiais para você e com isso ofereça um desconto diferenciado do da Black Friday para eles, algo como 60% ou até 70% de desconto e com isso ainda poderá resgatar clientes antigos que já não estão comprando mais em sua loja.

DICA 5 : FIQUE DE OLHO NOS DISPOSITIVOS MOBILES!

A cada dia as vendas via Smartphones e tablets crescem mais! E com isso cresce a sua chance de vender mais ou desperdiçar essa grande oportunidade. Seu site está preparado para receber acessos via dispositivos móveis? Se não quiser perder vendas, certifique-se que sua loja esteja nessa versão e assim não perder nenhum cliente.

DICA 6 : PREPARE UMA BOA BASE DE EMAILS!

O E-mail Marketing é um dos canais com maior resultado em vendas na Black Friday! È importante que seus e-mails sejam enviados somente para pessoas interessados em seus produtos, NÃO USE LISTA DE EMAILS COMPRADA.
Aproveite os emails que foram deixados em seu Newsletter e comunique aos cliente os imperdíveis descontos que você está preparando para Black Friday 2016! Você sabe que todo mundo adora um bom desconto, por isso aproveite a força que essa data oferece para você arrasar em suas vendas!

DICA 7 : LISTA DE DESEJOS!

Interaja com seu público, ache uma forma de conversar com eles, via Facebook é uma ótima ideia, crie posts perguntando aos seus seguidores e fãs o que gostariam que entrasse em promoção na Black Friday. Após esse contato, verifique os produtos mais solicitados e se possível dê um bom desconto na Black Friday. Envie um e-mail para cada um desses clientes neste dia e informe que aquele produto tão desejado por ele está com um super desconto!

DICA 8 : ATENDIMENTO IMEDIATO AO CLIENTE!

Uma ótima ideia seria inserir em sua loja o serviço de chat online, mas claro é preciso ter alguma pessoa disponível durante um bom tempo para sanar as dúvidas dos clientes. Muitos clientes não finalizam a compra pois restou uma pequena dúvida sobre algo e se tiver alguém online naquele momento para atendê-lo poderá ajudar a deslanchar essa e muitas outras vendas! O Live Zila é um ótimo sistema de chat para você implementar em sua loja.

DICA 9 : CONTADOR DE TEMPO!

Você já reparou que tendemos a tomar uma ação quando nos resta pouco tempo para decidir? Essa é uma estratégia que você poderá adotar na Black Friday, se possível, implemente um contator de tempo nas suas páginas de vendas, algo como: essa oferta é válida somente por 03…04…ou 05 horas e por aí vai…isso com certeza irá induzir o cliente a fechar a compra mais rapidamente por medo de perder a promoção! Contate a equipe de desenvolvimento da sua plataforma e solicite algumas informações, esse poderá ser um ótimo investimento.

DICA 10: AMPLIE AS FORMAS DE PAGAMENTO!

Tenha uma grande variedade de meios de pagamento e condições de parcelamentos diferenciadas, principalmente se sua loja trabalha com produtos mais caros! Dê várias opções de pagamento para seu cliente.

Se você ainda deseja saber como vender mais e aproveitar essa data para deixar seu consumidor mais satisfeito, assista ao vídeo abaixo com idealizador da Black Friday no Brasil dando mais algumas dicas de como vender mais na Black Friday! Aproveite e boas vendas!

 

Cristiano Coelho

Cristiano Coelho Autor

Analista de sistema, professional de SEO, apaixonado pelo mundo de vendas on-line. Trabalho há 20 anos com TI e os últimos anos da minha vida, dediquei ao estudo de métodos eficientes sobre como vender na internet. Este blog é meu passatempo para transmitir um pouco do meu conhecimento a quem deseja abrir um negócio on-line